Editora O Globo / RGE / Globo

_________________________________________________



Editora do jornal "O Globo" foi fundada em 29 de julho de 1929, no Rio de Janeiro, pelo jornalista Irineu Marinho.


Segundo Gonçalo Junior em "A guerra dos quadrinhos", Roberto Marinho, filho de Irineu Marinho e que assumiu a empresa com a morte do pai, propôs a Adolfo Aizen, seu ex-empregado e que nos anos 1930 publicava com grande sucesso o "Suplemento Juvenil", que se tornassem sócios e juntos fizessem um novo título de HQ. Aizen se recusou e, em 12 de junho de 1937, Roberto Marinho publicaria "O Globo Juvenil", se tornando o maior concorrente do Suplemento.


A editora O Globo lançou muitos títulos que mudariam a cara dos quadrinhos no Brasil, como Biriba, Shazam, Agente X-9 e Gibi, este último iniciou sua publicação em 1939, e posteriormente, devido ao grande sucesso do título se tornou sinônimo dos quadrinhos. Roberto Marinho, com o sucesso dos quadrinhos lançados, resolveu criar sua editora, mas como o nome Globo já tinha a marca registrada ele criou, em 1952, a Rio Gráfica Editora (RGE).




A RGE foi criada por Roberto Marinho em 30 de maio 1952. A editora foi responsável pela publicação de grandes clássciso estrangeiros em títulos próprios como por exemplo Mandrake, Flash Gordon, Nick Holmes e Fantasma, este último na década de 60 tinha tiragens superiores a 200 mil exemplares.


Na década de 60, verificando o sucesso dos super-heróis, principalmente pela concorrente Ebal, a RGE resolveu mudar sua estratégia e focar em personagens deste gênero. No final da década de 1970 a editora conseguiu os direitos de publicação dos principais heróis Marvel, como Homem-Aranha, Hulk, X-Men e Quarteto Fantástico.


Em 1986 Roberto Marinho consegue passar o nome da editora RGE para Globo, lançando assim vários títulos associado com a rede de Televisão, como Sítio de Pica-Pau Amarelo, os desenhos da Hanna-Barbera, além dos direitos de publicações dos títulos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, que antes eram publicados pela editora Abril.

A editora publicou, principalmente na década de 90 materiais de diversos gêneros, como Sandman da DC Comics (linha Vertigo), até heróis que em meados de 1960 fizeram muito sucesso no EUA, mas não tiveram boa recepção no Brasil, como Wildcats, Gen 13, entre outros.

As publicações com a passagem do ano 2000 foram diminuindo, mas o maior enfraquecimento foi em 2006, quando os direitos da Turma da Mônica foram transferidos para a editora Panini.
 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados